Pousada Entre Rios do Sul

A Cidade - Histórico

A Usina Hidrelétrica Passo Fundo - UHPF, está localizada ao Norte do Rio Grande do Sul, no município de Entre Rios do Sul, distante 70km da cidade de Erechim.

Este aproveitamento energético represa e desvia as águas do Rio Passo Fundo. Para tanto, foi contruído um túnel de adução com 5,7 Km de extensão, interligando a Tomada D'água à Casa de Válvulas, a partir daí derivam-se dois Condutos Forçados até a Casa de Máquinas, utilizando-se, em todo o percurso, um desnível de 352m. O vertedouro junto à barragem principal permite liberar ao Rio Passo Fundo as vazões excedentes, próprias dos períodos de cheias.


A Usina começou a ser construída em janeiro de 1966. O enchimento do reservatório ocorreu em maio de 1971, mas a inauguração oficial só aconteceu em setembro de 1973. A Usina Hidrelétrica Passo Fundo é de fundamental importância no abastecimento energético da região Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul.

O Hotel Hospedaria do Lago está situado na Vila Residencial da UHPF, próximo ao lago da barragem, no município de Entre Rios do Sul. Conta com 24 apartamentos, entre eles, 4 suítes e 2 apartamentos conjugados. Além de uma extensa área verde para lazer, entretenimento, parque infantil, entre outros.

O Hotel também oferece descontos especiais para eventos, tais como, seminários, encontros esportivos, encontros religiosos, pacotes turísticos etc.

A cidade de Entre Rios do Sul está localizada entre Campinas do Sul e Nonoai.